O cenário atual do mercado apresenta duas características bem definidas, o dinamismo e a evolução constante, que proporcionam o surgimento de novas tecnologias e novos processos a cada instante. Nesse cenário, não estar apto a acompanhar essas transformações, pode trazer grandes desvantagens em relação aos concorrentes, principalmente se estes estiverem evoluindo e tomando suas decisões com base nessas mudanças.
Compreender os conceitos de BAM (Business Activity Monitoring) e BI (Business Intelegence) e implementá-los em sua empresa, é o passo fundamental para que você consiga não apenas acompanhar, mas também antecipar as mudanças constantes no mercado e assim ter mais sucesso dentro do seu setor de atuação.
Entenda o que é BAM
BAM é a sigla em inglês para Business Activity Monitoring, que em português é traduzido como monitoramento de atividades de negócios ou gerenciamento de atividades de negócios. Esse conceito está associado ao uso de tecnologias para monitorar via indicadores, o seu negócio junto a sua área de atuação em tempo real ou quase real.
O BAM é flexível, podendo ser aplicado em qualquer empresa, independente da sua área de atuação, ou, seu tamanho. E podem ser avaliados tanto fatores internos quantos externos no processo
Esse tipo de monitoramento oferece uma vantagem significativa ao auxiliar na identificação de oportunidades e riscos diante em meio às mudanças constantes do mercado. Assim, o principal objetivo do BAM é garantir que gerente e/ou time de gestão da empresa passe a ter uma visão completa sobre os processos e do mercado, e assim tome decisões fundamentadas em dados relevantes e consequentemente tome ações no momento certo, aumentado a velocidade e efetividade nos processos da empresa que por fim que se sintetiza em maior lucratividade e menos perdas. Apesar do direcionamento para os colaboradores, ainda pode-se utilizar uma abordagem que traz relatórios com dados relevantes até para os próprios clientes.
Como utilizar BAM na sua empresa
BAM pode ser implementado em diferentes tipos de softwares. Sendo esses devem constituídos por um banco de dados, indicadores chave de desempenho (KPI’s), de modo a centralizar a coleta, tratamento, visualização e análise de informações. Dessa forma, o usuário da ferramenta consegue ter uma visão completa sobre os processos da empresa e acessar rapidamente informações relevantes sobre a situação e resultado desses processos.
O processo está simplificado abaixo
1) Definir os objetivos e os respectivos resultados que se busca atingir com o monitoramento
2) Detectar quais são os processos essenciais para a conclusão dos objetivos.
3) Coletar dados relevantes a esses processos.
4) Escolher os KPI’s adequados para futuras análises.
5) Monitorar os KPI’s escolhidos de forma contínua de modo a garantir a efetividade dos processos.
6) Analisar as informações obtidas, buscando sempre identificar tendências positivas e negativo para seu negócio.
7) Implementar ações e medidas fundamentadas nas análises para se aproximar da realização dos objetivos previamente colocados.
8) Disseminar os resultados e insights aos interessados de uma forma simples e intuitiva